Notícias

Projeto Lab Academia - Briefing para estudantes interessados no mercado de Eventos


01/09/2022



Análise da situação

O Brasil e o mundo foram impactados pela maior pandemia da história moderna. Como consequência, diversos setores da economia foram duramente afetados. O mercado de eventos foi um desses setores. No formato presencial, seja pequeno ou mega, envolve participantes in loco e portanto, uma das atividades mais afetadas.

Porém, como sabemos, é na dificuldade que nascem soluções inovadoras. Como efeito colateral positivo, houve uma rápida transformação do mercado, intensificando a realização de eventos virtuais. Surgiram ferramentas e plataformas mais amigáveis e acessíveis, possibilitando um grande desenvolvimento de Lives e eventos online.

Embora essa solução não tenha resolvido satisfatoriamente o problema do setor, já que, na impossibilidade dos eventos presenciais, muitos estabelecimentos (espaços para eventos, hotéis, etc), além de toda uma cadeia de fornecedores e prestadores de serviços especializados não conseguiram manter seus rendimentos, é inegável que a evolução dos eventos para o formato virtual ou híbrido veio para ficar.
E quando a pandemia for controlada e os eventos presenciais forem totalmente liberados outra vez? Quais os cenários e formatos mais utilizados? Existem certas preferências com relação aos perfis de público?

Desafio

O desafio proposto é um estudo aprofundado sobre os impactos do modelo híbrido (presencial + virtual) no mercado de eventos.

Entender os impactos na concepção, planejamento e organização de eventos híbridos, quando comparados aos unicamente presenciais. Conjuntamente a isso, perceber como questões do mix geracional podem afetar as atividades. Como fazer conviver o modelo mais tradicional (presencial) com o inovador (híbrido)?

Essa questão deve ser analisada sob a ótica do mercado, como um todo: empresas contratantes de serviços de eventos; agências especializadas; fornecedores e espaços para eventos e público participante. Quais os impactos em cada um desses elos da cadeia de eventos? Quais produtos e serviços criados, recriados ou até mesmo que tendem a desaparecer?

Como a AMPRO pode ajudar?

A AMPRO, por intermédio do seu Comitê de Conhecimento e Academia, ficará à disposição dos estudantes que abraçarem o desafio para contribuir com informações e aproximar o grupo de trabalho de seus associados e demais especialistas que possam acrescentar sua visão.

A AMPRO também dará grande visibilidade ao trabalho gerado, com total crédito aos seus autores.